Infraestrutura
Ministro de Minas e Energia participa de evento no Espírito Santo
Produção mineral
O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e o diretor-geral do DNPM, Sérgio Dâmaso, participaram da solenidade de abertura da Vitória Stone Fair – Marmomacc Latin America 2015.
O evento ocorre até a sexta-feira (6) no Pavilhão de Exposições de Carapina, no município de Serra (ES), e tem como público-alvo empresários e representantes do setor de rochas ornamentais.
Na abertura do evento, o ministro Eduardo Braga manifestou o compromisso do governo com o segmento ao falar sobre as guias de utilização para exploração mineral.
“Nossa presidenta Dilma manifestou sua firme posição de apoio a este importante setor para a economia brasileira, que gera oportunidades e riquezas. Não tratamos o segmento com nenhum tipo de diferenciação e tenho certeza de que encontraremos uma solução definitiva para o nosso Código Mineral. Desburocratizar e conscientizar sobre o uso dos recursos não renováveis é fundamental”, ressaltou o ministro.
“Vamos trabalhar para o código ser concluído no primeiro semestre e votado ainda em 2015”, assegurou Eduardo Braga lembrando a presença do relator do código, o deputado federal Leonardo Quintão, no evento.
A presença do ministro na feira é a sua primeira viagem oficial desde que assumiu o cargo. O senador Ricardo Ferraço que também estava presente no evento ressaltou a importância da feira não só para o Estado como para o Brasil.
O governador do estado, Paulo Hartung, lembrou como os empresários conseguiram reerguer o setor nos últimos anos e ressaltou a importância de ações e projetos para crescimento.
“O segmento exporta muito, mas também importa muitas coisas que poderiam ser produzidas aqui. Vamos trazer mais elos dessa cadeia produtiva para o Espírito Santo”, garantiu Hartung que lembrou que o sucesso da feira, referência do setor na América Latina, mostra que estão no caminho certo.
O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Marcos Guerra, falou sobre o crescimento da indústria do Estado, que superou a marca dos 4% enquanto a média nacional registrou retração.
“A indústria clama por desenvolvimento e a pasta das Minas e Energia é fundamental nesse processo”, manifestou como uma solicitação ao ministro.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado (Sindirochas), Samuel Mendonça, mostrou confiança no apoio do ministério e ressaltou a abrangência do segmento.
“O setor de rochas é o terceiro maior exportador do Estado e está presente nos 78 municípios capixabas.”
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















