Infraestrutura
Dilma assina ordem para início de obras de BRT e assegura ampliação de aeroporto
Em Goiânia
A presidenta Dilma Rousseff destacou, nesta quinta-feira (19), durante cerimônia em Goiás, as políticas de planejamento urbano em curso nas metrópoles brasileiras. Dilma esteve no estado para a assinatura da ordem de serviço para construção de corredor exclusivo do 'Bus Rapid Transport' (BRT) em Goiânia.
Com 93 ônibus, operando em quatro linhas, o BRT Norte-Sul beneficiará até 210 mil usuários ao dia após sua conclusão. A capacidade de transporte em horário de pico será, em média, de 15 mil pessoas. "Um transporte rápido significa que você domina o seu tempo, é um controle que cada cidadão tem", declarou a presidenta.
A capital de Goiás é um exemplo de município brasileiro em crescimento populacional, abrigando atualmente 1,4 milhões habitantes: "A cidade no Brasil, principalmente uma metrópole, tem de se preparar para atender qualificadamente a sua população. Assim, Goiânia cresceu e agora tem de enfrentar alguns desafios que são similares aos das grandes metrópoles. Graças a Deus e graças aos goianos, com melhores condições para enfrentar porque tem muita coisa já realizada."
No discurso, a presidenta anunciou que, na primeira semana de abril, serão retomados os trabalhos no pátio e pista do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Goiânia. As obras contratadas no ano de 2005 e que sofreram com sucessivas paralisações estão, agora, em vias de serem concluídas.
Dilma estabeleceu para novembro a conclusão das obras no empreendimento localizado na capital goiana. "O novo terminal está quase pronto e estamos chegando ao fim dessa obra. Não poderia deixar de passar essa oportunidade e dizer que eu trago uma boa notícia."
BRT Norte-Sul
Com aproximadamente 22 quilômetros de pista exclusiva, seis terminais e 39 estações para transportar 112 mil passageiros diariamente, o BRT ligará o município de Aparecida de Goiânia (GO) e os 148 bairros da região sul, sudeste, norte e nordeste da capital ao centro da cidade.
O sistema BRT operará em quatro linhas, circulando na velocidade estimada de 28 km/h, o dobro da velocidade atual. A frota atenderá 148 bairros da capital e o município vizinho, Aparecida de Goiânia. Ao todo, serão 39 plataformas de embarque e desembarque, além de seis terminais.
A expectativa é que o sistema tenha capacidade para transportar uma média de 15 mil pessoas em horários de pico. Após a assinatura da ordem de serviço, o consórcio responsável tem até 30 dias para começar a obra e a a previsão para a conclusão é de 20 meses.

Pronatec
Sobre o programa de formação técnica-profissional do governo, o Pronatec, a presidenta afirmou que somente na capital de Goiás 48 mil pessoas estão participando de cursos previstos pelo programa. A nova versão do programa prevê atender um total de 12 milhões de brasileiros distribuídos por todo País nos próximos anos.
Fonte:
Portal Brasil, com informações do Programa de Aceleração do Crescimento e do Blog do Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















