Infraestrutura
Governo estende medidas de combate à seca a 56 cidades do Nordeste
Recursos hídricos
O governo ampliará as ações de apoio hídrico para atender 56 cidades no Nordeste em situação de colapso em decorrência da seca. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, anunciou que o governo estuda em conjunto com governos estaduais da região e municípios afetados de que forma a ajuda será realizada.
A deliberação foi tomada na reunião do Grupo de Segurança Hídrica, realizada nesta quarta-feira (1º) no Palácio do Planalto.
“Temos hoje cerca de 56 cidades em colapso que estão com racionamento efetivo de abastecimento de água na sua região urbana, cidades em que falta água cerca de 15 dias. Estão sendo inicialmente supridas pelo abastecimento do carro-pipa de iniciativa do município", explicou Occhi.
"Houve uma deliberação por um entendimento com a Casa Civil de que nós vamos apoiar os estados e os municípios com o abastecimento em área urbana também”, declarou.
A forma de apoio do governo deve ser anunciada na próxima semana, segundo declarações do ministro. Occhi adiantou que o fornecimento de água ocorrerá com controle eletrônico a ser adotado pelos municípios.
Ações de longo prazo
O governo também está preparando o Plano Nacional de Adaptação, que considera as mudanças climáticas para os próximos 50 anos. “Devemos concluir o Plano esse ano”, declarou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O Plano foi citado pela presidenta Dilma em sua participação na Cúpula do Clima, realizada na ONU no ano passado.
Izabella ainda citou o Plano Nacional de Segurança Hídrica, que definiu as principais intervenções estruturantes do Brasil na área de recursos hídricos e as ações que devem contribuir para reduzir riscos associados a eventos críticos, como cheias e secas.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















