Infraestrutura
Potencial de geração da Usina Sepé Tiaraju (RS) é ampliado para 249 MW
Recursos energéticos
O governo federal investiu R$ 356,6 milhões na Usina Termelétrica (UTE) Sepé Tiaraju para ampliar seu potencial de geração de energia. Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Com o investimento, a Termelétricia, localizada em Canoas (RS), começou a operar comercialmente em ciclo combinado no início do mês de março deste ano. Isto significa que a usina passou a utilizar os gases de exaustão resultantes da geração a gás para produzir vapor, gerando energia elétrica também a partir desta fonte.
Desde então, são disponibilizados 248,6 MW para o Sistema Interligado Nacional (SIN), energia suficiente para atender uma população de 800 mil habitantes.
Pertencente ao Parque Termelétrico Petrobras, Sepé Tiaraju operava, até então, em ciclo simples com potência instalada de 161 MW, gerando energia a partir de gás natural ou de óleo diesel.
As obras de ampliação da usina geraram 5 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
Parque Termelétrico Petrobras
A usina vinha gerando energia elétrica para o SIN em ciclo combinado, em fase de testes, desde fevereiro deste ano. Com o início da geração em ciclo combinado nesta usina e, em janeiro deste ano, na UTE Baixada Fluminense (RJ), o Parque Termelétrico Petrobras alcança uma potência instalada de 6.944 MW, considerando a participação ponderada em usinas de terceiros.
Fonte:
Programa de Aceleração do Crescimento
Agência Nacional de Energia Elétrica
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















