Infraestrutura
Governo vai valorizar e potencializar a mídia regional, diz ministro
Seminário
O ministro das Comunicações, André Figueiredo destacou nesta quarta-feira (2) a importância dos veículos da mídia regional na tarefa de levar informação e conteúdo à população. "A mídia regional é onde a população se vê, onde a população acompanha diretamente seus problemas. Essa importância vai ser valorizada e potencializada pelo governo federal, através do Ministério das Comunicações", disse, ao participar da abertura do seminário Comunicação e Mídia Regional, em Brasília.
O evento reuniu deputados federais da Frente Parlamentar em Defesa do Fortalecimento da Mídia Regional e presidentes de associações que representam jornais, rádios e TVs regionais.
O ministro anunciou, ainda, que o Ministério das Comunicações deverá lançar ainda neste primeiro semestre de 2016 um novo plano de outorgas para a radiodifusão comercial.
O ministro também destacou o avanço no processo de migração das rádios AM para a faixa de FM. Neste mês, o Ministério das Comunicações já começou a emitir o boleto para pagamento da taxa de outorga, para as emissoras que pediram a mudança. Neste ano, 937 rádios AM que fizeram a solicitação poderão migrar para a faixa de FM.
Figueiredo se comprometeu a discutir uma reivindicação das emissoras AM que estão em processo de migração. Os radiodifusores querem estender de dois para seis meses o prazo do simulcasting, em que as rádios continuam a transmitir a programação nas duas faixas até a migração definitiva para o FM. "O diálogo sempre norteou nossas ações. Temos certeza de que algumas ações podem ser modificadas", reforçou.
RTVs
André Figueiredo também chamou atenção para a necessidade de debater a situação das retransmissoras de TV (RTVs). "RTV não é para ser um instrumento econômico de quem tem a outorga para posteriormente vender a um gerador. Isso precisa de um basta". O ministro sugeriu que a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) pode ajudar a conduzir essa discussão.
Fonte: Ministério das Comunicações
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















