Infraestrutura
Novo "monitor de secas" auxiliará o Nordeste a enfrentar a estiagem
Água
O governo lançou, nesta terça-feira (22), o Dia Mundial da Água, o "Monitor de Secas do Nordeste do Brasil". O sistema atuará no acompanhamento regular e periódico do fenômeno na região, viabilizando a aplicação de políticas públicas para atender a população em períodos de escassez de água.
Sob coordenação institucional do Ministério da Integração Nacional (MI) e coordenação técnica da Agência Nacional de Águas (ANA), o Monitor de Secas foi desenvolvido por um grupo de especialistas e instituições federais e Estaduais a partir de um compromisso aprovado em 2013.
O assessor especial do MI, Irani Braga Ramos, explica que o Monitor de Secas apoiará o trabalho do governo federal no alerta precoce da condição de seca e servirá como subsídio para a tomada de decisões nas escala federal, Estadual e municipal.
"O trabalho é apenas a primeira etapa de melhorias e gerenciamento das secas no Brasil e tem potencial para levar a questão, seus impactos sociais e as ações de preparação e resposta a um novo patamar. Representa um passo no sentido da migração do gerenciamento de crises (abordagem reativa) para a gestão de riscos (abordagem proativa), com redução de custos e prejuízos globais", disse.
A base de dados do Monitor classifica a severidade da seca de acordo com níveis de intensidade. Os mapas do Monitor de Secas são produzidos mensalmente, de forma colaborativa.
Para saber mais, acesse: monitordesecas.ana.gov.br.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Integração Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















