Infraestrutura
Internet de alta velocidade chega ao interior do Tocantins
Inovação
A cidade de Porto Nacional, no interior de Tocantins, será a primeira do Estado a ser contemplada pelo programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações (MC). O ministro André Figueiredo assinou, nesta terça-feira (5), com o prefeito Otoniel Andrade a ordem de serviço para implantação da internet rápida a partir da infraestrutura de fibra óptica. O projeto executivo da obra projeta um investimento de R$ 1,1 milhão.
Na região, serão instalados 22 quilômetros de rede de dados, que vão conectar 58 órgãos de governo, além de três pontos de acesso público e gratuito à internet. Os outros municípios tocantinenses incluídos na iniciativa do governo federal são Paraíso do Tocantins, São Miguel do Tocantins e Ponte Alta do Bom Jesus.
O ministro avaliou que a expansão da internet representa uma das principais medidas para facilitar o desenvolvimento do Brasil. "O Ministério leva até localidades com até 50 mil habitantes, além de tecnologia, mais oportunidades para cada cidadão poder sonhar com o que desejar. Isso representa a inclusão social na velocidade da internet, pois as barreiras são quebradas", disse.
O objetivo do programa Cidades Digitais é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Para isso, atua nas seguintes frentes:
- Construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais.
- Disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras.
- Capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede.
- Oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério das Comunicações
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















