Infraestrutura
VLT começa a operar neste fim de semana no Rio de Janeiro
Estrutura olímpica
O Rio ganhará um novo bondinho no próximo fim de semana. Cortando trechos do Centro e da Zona Portuária da cidade e já de olho nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) deve começar a operar totalmente preparado para receber pessoas com deficiência. A promessa é do secretário municipal de transportes, Rafael Piccianni. “É uma opção de mobilidade que já nasce com 100% de acessibilidade”, afirmou.
Estações com rampas, piso tátil, paineis sonoros e cinto para cadeirantes são algumas das características voltadas a passageiros com deficiência. Além do novo veículo, o secretário lembrou que haverá um veículo exclusivo para atender pessoas com deficiência durante os Jogos nos percursos entre as arenas de competição e as estações de transporte público.
Outra medida que deve aumentar a acessibilidade na cidade no período do evento é o registro de táxis exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida. A frota desse tipo de carro passou de 30 para 92 automóveis entre setembro de 2015 e maio de 2016. Até os Jogos Paralímpicos, a meta é chegar a 100.
Atletas brasileiros
Será a primeira vez que o Brasil contará com representantes em todas as 22 modalidades esportivas disputadas. Em setembro, o País disputa a Paralimpíada com a maior delegação brasileira de todos os tempos, formada por 255 atletas até o momento.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil














