Infraestrutura
Produção de petróleo e gás natural sobe 5% em maio
Recorde mensal
A produção total de petróleo e gás natural da Petrobras, em maio, foi de 2,83 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), 5% acima do volume produzido em abril (2,69 milhões boed) e 2% acima do produzido em maio de 2015. Essa é a quinta maior média mensal registrada pela empresa petroquímica.
Segundo a Petrobras, o aumento se deve pelo recorde de produção no pré-sal no mês, de 1,15 milhão boed. O volume é 15% maior que abril e se deve, também, à entrada de novos poços conectados aos navios de armazenamento (FPSO, na sigla em inglês) na Cidade de Maricá e ao retorno das operações de plataformas paradas para manutenção em abril.
Já a média da produção da empresa foi de 2,24 milhões de barris por dia (bpd), 6% maior que a de abril e 1% acima da produção de maio do ano passado. Desse total, 2,16 milhões bpd foram produzidos no Brasil e 85 mil bpd no exterior.
Gás natural
A produção de gás natural no País, excluído o volume liquefeito, foi de 76,4 milhões m³/dia, 4% acima do mês anterior (73,5 milhões m³/dia).
A produção média de gás natural no exterior foi de 17,9 milhões m³/d, 3% acima dos 17,3 milhões m³/d alcançados no mês anterior.
Eficiência
O custo médio de extração dos poços do pré-sal atingiu valor inferior a US$ 8 por barril de óleo equivalente e vem sendo reduzido gradativamente. O tempo médio para construção de um poço atingiu 89 dias, o que representa uma redução de 71% entre 2010 e 2016.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Petrobrás
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil














