Meio ambiente
Governo, empresas e sociedade debatem reformulação do Plano Nacional de Geologia
Representantes de empresas, organizações não governamentais, da academia e do governo estão reformulando o Plano Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (PNGMT-2030), uma ferramenta estratégica que deverá ser o instrumento fundamental para o planejamento de longo prazo do setor mineral. Além disso, o documento será a base para a formulação e execução de políticas públicas visando o desenvolvimento do setor mineral.
Para isso, foi criado um grupo de trabalho, que está debatendo as principais questões relacionadas à atividade mineral sustentável no País e buscando identificar os maiores desafios e obstáculos ao desenvolvimento dos diversos segmentos do setor mineral. Nas primeiras etapas de discussão sobre o documento, o GT buscou realizar oficinas temáticas com especialistas, e buscou apoio em estudos técnicos realizados por profissionais do setor.
Na última quinta-feira (22), após a a realização das oficinas, os participantes se dedicaram à criação de prováveis cenários que servirão de base para a definição de diretrizes e estratégias que constarão no documento. Participaram representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), da Abirochas, Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), da Vale e da Votorantim, entre outros.
Na reunião, foram apresentadas e discutidas as diversas condicionantes de futuro que podem modificar o setor mineral num período de 20 anos, como mudanças tecnológicas, de mercado, e ameaças ambientais, entre outros. Outros pontos importantes como os cenários mundiais e nacionais, a demanda nacional e internacional, melhoria do conhecimento geológico e pesquisa — novas descobertas, transporte e infraestrutura também foram colocados em pauta.
Fonte:
Ministério de Minas e Energia
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















