Meio ambiente
Feira da Embrapa mostra insetos “do bem”
A presença de insetos em plantações pode ser benéfica. Alguns são capazes controlar pragas responsáveis por danos diversos à produção agrícola, fazendo com que os agricultores não tenham que fazer uso de insumos químicos. Alguns desses insetos “do bem” estão em exposição na VII Exposição de Tecnologias Agropecuárias da Embrapa - Ciência para a Vida -, que vai até domingo (2), em Brasília.
De acordo com o engenheiro agrônomo e supervisor da área de Comunicação e Negócio da Embrapa Semiárido, Elder Manoel Moura Rocha, o manejo de pragas com base em seus inimigos naturais gera benefícios que vão além dos ganhos com as produtividades nos cultivos. “A técnica não corre risco de intoxicar trabalhadores rurais e não causa desequilíbrio ecológico ou poluição do meio ambiente”.
Ainda de acordo com Elder, o emprego do processo é acessível tanto a agricultores de base familiar, que plantam em pequenas áreas, quanto para empreendedores que investem em plantios de grandes extensões. O emprego dos insetos evita o uso de produtos químicos, ao mesmo tempo que inibe à resistência das pragas aos inseticidas.
Fonte:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















