Meio ambiente
Programas ambientais reduzem impactos nas obras da BR-163
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) executa, atualmente, 21 programas nas obras da BR-163 entre Cuiabá (MT) e Santarém (PA) para controlar os impactos negativos gerados pelo empreendimento. As ações foram definidas nas licenças ambientais aprovadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e outros órgãos estaduais.
Ao todo serão pavimentados 1.800 quilômetros entre Cuiabá e Santarém. O trecho que vai da capital de Mato Grosso a Guarantã do Norte, de 744 quilômetros, já está pavimentado. A previsão é de que o trecho de 1.056 quilômetros, entre Guarantã do Norte e Santarém seja concluído em 2011.
Entre os programas desenvolvidos estão o de educação ambiental, o de prevenção e emergência para cargas perigosas e os de proteção à fauna e flora.
A pavimentação da BR-163 garante benefícios para aproveitamento dos portos de Santarém e Miritituba. Retira grandes áreas do isolamento a partir da abertura de novas oportunidades de geração de empregos e melhorias na qualidade de vida da população, garantindo a oferta de serviços essenciais como saúde, educação e comunicação.
Fonte:
Dnit
Saiba mais sobre as rodovias brasileiras no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















