Meio ambiente
Brasileiro de 46 anos estava em vila atingida por tsunami na Indonésia
A Embaixada do Brasil em Jacarta, capital da Indonésia, informou nesta quarta-feira (27) que o brasileiro Fábio Junqueira Karkow, de 46 anos, estava em uma das vilas atingidas por um tsunami na noite da última segunda-feira (25). O brasileiro informou, por telefone, que está bem e que não sofreu nenhum tipo de ferimento.
Ele viajou para a Indonésia como turista e estava hospedado em um resort quando as ondas de até três metros invadiram a região. Karkow deverá chegar a Jacarta nesta quinta-feira (28), onde irá receber assistência por parte de um representante da embaixada. O retorno para o Brasil está previsto para a próxima sexta-feira (29), com chegada em São Paulo. O destino final do brasileiro é Florianópolis (SC), onde vive com a família.
O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota de solidariedade à Indonésia pelo terremoto de 7,7 graus na escala Richter, ocorrido na Ilha de Sumatra, que provocou a morte de mais de 100 pessoas e deixou grande número de desaparecidos.
“O governo brasileiro solidariza-se com o governo e o povo da Indonésia pelas irreparáveis perdas humanas e pelos danos materiais sofridos”, diz trecho da nota divulgada na terça-feira (26), pelo Itamaraty.
Após o terremoto, o vulcão indonésio, Merapi, localizado na Ilha de Java, entrou em erupção na terça-feira (26). Autoridades locais ordenaram a retirada de 19 mil pessoas que vivem em um raio de 10 quilômetros do vulcão, depois que o nível de alerta para erupção foi elevado para a classificação “eminente”.
De acordo com a agência portuguesa Lusa, o Merapi é um dos 129 vulcões fortemente ativos na Indonésia. Ele entra em erupção, em média, a cada quatro anos. O último registro foi em 2006, após um terremoto em Yogyacarta. Duas pessoas morreram.
A Indonésia está localizada no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7 mil tremores a cada ano. A maioria deles tem pouca potência e passa despercebido pela população.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















