Meio ambiente
Museu lança site sobre a revitalização do Parque Zoobotânico
O Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emilio Goeldi passa por um período intenso de reformas, que devem se estender nos próximos anos. O objetivo é adaptar o parque ao conceito de bioparque, isto é, um espaço que valoriza a interação entre os seres vivos e o meio ambiente. Produzido pela equipe do Labcom Móvel do Museu Goeldi, o site utiliza vários suportes (texto, foto, vídeo, áudio) para que os visitantes entendam o projeto de revitalização, mas também a importância que o parque tem para a cidade e o impacto que uma mudança qualitativa como esta pode causar.
Navegando pelo site é possível assistir ao roteiro feito por uma cutia, habitante do parque, ao longo das obras que estão sendo realizadas em sua casa. A personagem fictícia explica como ficará o Aquário Jacques Huber, a Biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão e a Casa do Emilio Goeldi. O site também permite visualizar o processo de reforma ao acessar um mapa interativo, que traz informações dos locais já reformados, em reforma e a serem reformados.
O internauta também poderá conferir os principais serviços oferecidos pelo Parque Zoobotânico à cidade Belém. Fotos, vídeos, textos e sons mostram que, além de espaço de lazer, o parque é uma área voltada para a educação, pesquisa, melhoria da qualidade da vida urbana, conservação ambiental, entre outros. Na galeria multimídia estão, além dos arquivos de vídeo e áudio, fotos da flora, fauna e estrutura do parque. É ainda possível baixar papéis de parede e gifs animados inspirados no Parque Zoobotânico.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















