Meio Ambiente
Etiqueta única para carros será aplicada a partir de 2011
Os carros fabricados a partir do próximo ano sairão da fábrica com uma etiqueta conjunta do Ibama e do Inmetro contendo informações sobre a eficiência energética e as emissões de poluentes.
Nesta quarta-feira(15), os presidentes do Ibama, Abelardo Bayma, e do Inmetro, João Jornada, assinaram portaria a unificando o programa Nota Verde, do órgão ambiental, que classifica os veículos leves de acordo com as emissões de poluentes e a etiqueta do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do instituto de metrologia, relativa à eficiência energética (consumo de combustível).
A portaria também vai ser usada para definir os critérios para a fixação do percentual do IPI para veículos automotores. Os novos condicionantes devem ter como base o indicador ambiental/eficiência energética. Os novos critérios devem substituir os que vigoram atualmente baseados no combustível e na cilindrada do motor.
Efeitos no mercado
Para presidente do Inmetro, João Jornada a iniciativa, de certa forma, provocará uma concorrência positiva entre as montadoras, que vão se preocupar em produzir veículos mais eficientes, com baixa emissão de poluentes e com baixo consumo de combustível. “As indústrias terão a oportunidade de colocarem a sua expertise no campo ambiental e da sustentabilidade”, observou Jornada.
Já o presidente do Ibama, Abelardo Bayma, afirmou que a portaria é uma medida que contribuir para a boa qualidade do ar nas cidades brasileiras, com reflexos na saúde, no clima e na decisão de compra ambientalmente correta do consumidor.
“A nova classificação dos veículos em relação aos níveis de emissão de poluentes e a eficiência energética são uma importante ferramenta de estímulo ao consumo consciente e ao processo de melhoria contínua da indústria”, afirmou Bayma.
Fonte:
Ibama
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















