Meio ambiente
Inpa vai pesquisar efeitos da poluição na atmosfera amazônica
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) reuniu nesta segunda-feira (17), especialistas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Harvard (EUA) para definir novos passos do projeto “Medições de Radiação Atmosférica” (ARN, na sigla em inglês), que pretende estudar como a poluição proveniente de Manaus (AM) interfere em áreas preservadas próximas.
O projeto, que deve estar em pleno funcionamento em 2014, será feito nas proximidades de Manacapuru, interior do Amazonas, onde funcionará com equipamentos distribuídos em uma área de aproximadamente 100 m². Segundo o físico da USP, Paulo Artaxo, “a ciência ainda não consegue entender a interação das emissões de grandes centros urbanos tropicais como Manaus com as emissões da floresta. A ideia é estudar essa interação em detalhe”.
De acordo com o professor da Universidade de Harvard e coordenador do projeto, Scot Martin, a iniciativa já passou por vários países. “Esses equipamentos foram feitos para viajar. Países como China e Índia já participaram das pesquisas”, declarou.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















