Meio ambiente
Governo lança livro sobre redução de emissões por desmatamento nesta quarta-feira (11)
A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República lança na quinta-feira (12), em Brasília, o livro “REDD no Brasil: um enfoque amazônico – Fundamentos, critérios e estruturas institucionais para um regime nacional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal”. A publicação é resultado de uma parceria entre a SAE, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).
No evento, que será realizado das 8h30 às 12h30, no auditório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o conteúdo do livro será apresentado e debatido por especialistas e pelo público. Entre os participantes, o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre; o professor do departamento de Economia da PUC/RJ Juliano Assunção; o pesquisador do Ipea Ronaldo Serôa da Motta; e equipe da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da SAE.
A publicação apresenta opções de arranjos institucionais e operacionais para que o Brasil implante um regime de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD). Com o mecanismo, os países em desenvolvimento que se disponham a adotá-lo e que comprovem reduções de emissões de gases de efeito estufa (GEE) resultantes do desmatamento em seus territórios poderão obter incentivos ou compensações financeiras.
Segundo o SAE, como a região amazônica contribui com a maior parte das emissões brasileiras de GEE, o relatório enfoca essa área. Nas últimas décadas, segundo a publicação, a conversão de floresta para a produção agropecuária na Amazônia tem sido a fonte mais importante de gases de efeito estufa.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















