Meio ambiente
ICMBio renova nesta 6ª a gestão compartilhada do Parque Nacional da Tijuca
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assina nesta sexta-feira (22), a partir das 15h, no Parque Lage, no Rio de Janeiro, acordo de cooperação para gestão compartilhada do Parque Nacional da Tijuca. O acordo está em sua 3ª edição e traz várias novidades, incorporando o Plano de Revitalização do Parque ao acordo. As melhorias na Unidade de Conservação deverão ser realizadas até dezembro de 2013.
O acordo envolve as áreas de administração, uso público, pesquisa e manejo dos recursos naturais, educação ambiental, vigilância, controle de queimadas, limpeza e conservação, coleta seletiva e reciclagem de resíduos, entre outros. Entre as metas principais, estão a revitalização do Complexo Paineiras, com a implantação de estacionamento e melhorias no fluxo rodoviário, além da implantação de novos serviços e estruturas de apoio à visitação.
Outra novidade é a criação de um Comitê Permanente de Acompanhamento e Gestão do Acordo, que deverá acompanhar e monitorar a implementação do plano de trabalho.
Segundo o instituto, o acordo será assinado com o governo do estado do Rio de Janeiro, a prefeitura do município do Rio de Janeiro, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), a Empresa Municipal de Vigilância S/A., a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com a interveniência do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Cada signatário terá uma função dentro do acordo. O governo do estado deverá apoiar as atividades de combate aos incêndios florestais, salvamento e resgate, enquanto a prefeitura da cidade vai fornecer apoio e pessoal técnico, administrativo, de limpeza e conservação, de guarda patrimonial e fiscalização. A Comlurb deverá manter a limpeza das áreas de uso público.
Além disso, a empresa municipal de vigilância ficará responsável pela guarda patrimonial, orientação e monitoramento das áreas de uso público do parque. Já o ICMBio deverá apoiar a gestão do parque em todas as esferas, otimizando os recursos e meios necessários para o cumprimento do acordo.
O Parque Nacional da Tijuca é a unidade de conservação mais visitada do Brasil e atingiu, em 2010, a marca de 1,7 milhões de visitante em 2010.
Fonte:
ICMBio
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















