Meio ambiente
Guarulhos (SP) define regras para manejo do lixo no município
Na terça-feira (2), dia em que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) completou um ano, a prefeitura de Guarulhos (SP) lançou o Plano Diretor de Resíduos Sólidos para a cidade. O documento define as regras para o manejo dos resíduos sólidos gerados, transformados ou destinados no município, com a inclusão social de catadores por meio da geração de trabalho e renda. O plano prevê ainda a cooperação entre poder público e setor privado e define a responsabilidade compartilhada. Tudo em conformidade com as metas estabelecidas pela PNRS.
A entrega do plano foi feita exatamente um ano após o lançamento da lei que define diretrizes para a Política Nacional de Resíduos Sólidos e estipula o prazo de dois anos para que cidades de todo o País possam desenvolver e implantar ações na área. Presente ao evento, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki, apresentou os desafios e as perspectivas da Política, que visa à gestão integrada e ao gerenciamento adequado dos resíduos.
Com o Plano Diretor de Resíduos Sólidos, Guarulhos completa seu Plano Municipal de Saneamento Básico, uma vez que já foram elaborados os Planos Diretores de Abastecimento de Água, de Esgotamento Sanitário, de Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais. O projeto prevê a redução da geração de lixo na cidade e a implantação da coleta seletiva dos resíduos secos e úmidos, além da recepção de pequenos volumes de resíduo da construção e da demolição nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















