Meio ambiente
Centro de Pesquisa do ICMBio comemora 10 anos de atividade com elaboração de novo Plano
Em comemoração aos 10 anos de atividades do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ocorrerá, durante os dias 19 e 21 de outubro, em João Pessoa (PB), a oficina de elaboração do Planos de Ação Nacional (PANs) dos Primatas do Nordeste. A oficina atenderá a cinco espécies ameaçadas de extinção em áreas que englobam os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Sob a coordenação do CPB, serão identificados os problemas que ameaçam a existência das espécies: macaco-prego-galego, guariba, guigó, guigó-de-coimbra-filho e macaco-prego-do-peito-amarelo e traçados objetivos e ações para alcançar metas de cunho conservacionista.
Com este novo Plano, o Centro passa a contemplar, através de quatro PANs, todas as espécies de primatas ameaçadas de extinção na Mata Atlântica – que correspondem a 50% dos mamíferos brasileiros considerados criticamente ameaçados. Confira os participantes das oficinas no site.
Na terça-feira (18) a comemoração contou com palestras e mesas-redondas sobre o histórico das conquistas CPB durante a última década e o impacto de sua atuação para a conservação de uma parcela tão significativa da fauna, especialmente por meio dos Planos de Ação Nacional (PANs) dos Muriquis, dos Mamíferos da Mata Atlântica Central e do Sauim-de-coleira, todos desenvolvidos pelo CPB e instituições parceiras. Na ocasião foi inaugurada a exposição itinerante “Primatas Brasileiros: Diversidade, Pesquisa e Conservação” e o lançamento da nova logomarca do Centro, inspirado no macaco Alouatta , gênero conhecido por encontrar populações em todos os estados do país com exceção de Sergipe, onde foi extinto.
Fonte:
ICMBio
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















