Meio ambiente
Eventos em Brasília abordam espécies de fauna e flora em extinção
Brasília recebe nesta semana dois eventos sobre espécies ameaçadas em extinção. Na quinta-feira (13), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realiza seminário sobre a elaboração da lista de espécies de fauna e flora em extinção no País, conhecida como Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. O secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Dias, participa do evento.
Ao final do encontro haverá a construção de um plano de trabalho - para integração dos esforços nacionais e internacionais - cujo objetivo é avaliar o estado de conservação destas espécies.
Na sexta-feira (14), o Ministério do Meio Ambiente, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e o Senado Federal promovem no auditório da Interlegis, também em Brasília, o Colóquio sobre Proteção de Espécies Ameaçadas de Extinção.
O objetivo do encontro é discutir a situação das espécies presentes na Lista Vermelha. Durante o colóquio, os participantes também vão debater os modelos jurídicos e a política nacional de conservação da biodiversidade, além da relação entre economia e diversidade biológica.
O Brasil é responsável pela gestão do maior patrimônio genético do mundo. Estima-se que o País abrigue cerca de 210 mil espécies, sendo 134 mil animais e 49 mil plantas. No entanto, um número cada vez maior de espécies encontra-se em estado de extinção, devido à exploração indevida de recursos naturais, perda de habitat e outros fatores.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















