Geral
Inpe conquista prêmios do setor geoespacial
Mais uma vez, o primeiro lugar na categoria “Melhor Instituição de Ensino e Pesquisa” do Prêmio MundoGEO#Connect ficou com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que teve ainda o Spring como vencedor na categoria “Marca Mais Lembrada – GIS Livre”.
Escolhidos pelo público em votação aberta pela internet, os vencedores foram anunciados na noite desta terça-feira (29), durante o MundoGEO#Connect, evento que nesta semana reúne a comunidade do setor geoespacial da América Latina no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
A premiação interativa elege as melhores instituições, produtos e profissionais que, por sua atuação inovadora, fazem o setor crescer de forma sustentável. O Inpe também ficou entre os 3 finalistas na categoria "Instituição Pública de Maior Destaque", assim como o pesquisador Gilberto Câmara, pela segunda vez indicado a “Personalidade do Ano do Setor de Geotecnologia”.
Spring
Desenvolvido no Inpe, o Spring é o software livre de informação geográfica mais utilizado no Brasil por pesquisadores e estudantes em universidades e instituições públicas e privadas. Destinado a aplicações de sensoriamento remoto e mapeamento, o Spring possui mais de 160 mil usuários cadastrados - cerca de 25% desse total estão na Colômbia, Estados Unidos, Argentina, entre outros países.
Com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais, o Spring pode ser utilizado em áreas diversas como: agricultura, gestão ambiental, estudos de florestas, geografia, geologia, planejamento urbano e regional.
Mais informações na página
Workshop
O Spring é um dos produtos que será apresentado pelo Inpe durante workshop, com entrada franca, que será realizado no ambiente do MundoGEO#Connect nesta quinta-feira (31), das 14 às 17 horas. Na oportunidade também serão apresentados aplicativos da TerraLib, o TerraHidro, para modelos hidrológicos, o TerraMA2, para monitoramento, análise e alerta de desastres ambientais, e as atividades de monitoramento da cana-de-açúcar via imagens de satélite.
Os interessados devem se credenciar para visitar a feira do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012 através do link
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















