Meio ambiente
Dia Mundial do Meio Ambiente marca contagem regressiva para a Rio+20
O Brasil participa, nesta terça-feira (5), das comemorações do Dia do Mundial do Meio Ambiente. A partir das 11h serão hasteadas as bandeiras do Brasil, das Nações Unidas e da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) no Rio.
Acompanhe o evento ao vivo pela NBr
Para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a data marca o início oficial da contagem regressiva para a Conferência Rio+20.
O evento ocorre em conjunto com a cerimônia de comemoração do Dia do Meio Ambiente no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff; da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota; e do secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang; entre outras autoridades.
Para a ministra Izabella Teixeira,as discussões sobre o documento que deve ser assinado por chefes de Estado ao final da Rio+20 avançaram muito durante a terceira rodada de negociações na sede da ONU, em Nova York.
De acordo com Izabella Teixeira, entre os avanços estão a redução do texto e a definição de propostas concretas, que precisam apenas de “sintonia fina”. “Temos alguns pontos que precisam ser trabalhados buscando a convergência, mas, para o governo brasileiro, os avanços são importantes, porque o texto inclusive diminuiu, foram retirados colchetes de várias coisas. Agora temos a busca do consenso em torno de teses, ou uma ou outra. Não temos mais o embate do 'com isso eu concordo, com isso eu não concordo'”, explicou.
A ministra acrescentou que a convergência será buscada a partir de 13 de junho, quando começa a rodada do comitê preparatório, no Rio de Janeiro.
Acompanhe notícias sobre a Rio+20 no portal do Comitê Nacional de Organização
Visite a página da Conferência Rio+20 no Facebook
Siga o perfil da Rio+20 no Twitter
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















