Geral
Rio quer reduzir emissão de gases de efeito estufa em 20% até 2020
O investimento está previsto em US$ 1 milhão
Até 2020 a capital fluminense quer reduzir em 2,3 milhões de toneladas as emissões de gases de efeito estufa, o equivalente a 20% das emissões do município em 2005. A meta faz parte do Plano de Baixo Carbono do Rio de Janeiro, em parceria com o Banco Mundial.
Durante o anúncio, nesta segunda-feira (18), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, aconselhou os estados a serem mais ousados e não esperarem decisões dos governos nacionais para promoverem o desenvolvimento sustentável. “Nossa meta é reduzir os gases de efeito estufa em 20% até 2020. Ainda temos uma redução de 12% a cumprir e é importante que essas iniciativas locais comecem a acontecer. Não podemos usar sempre a desculpa de que os chefes de Estado não chegaram a um consenso para não fazer nada”.
O investimento está previsto em US$ 1 milhão e irá promover projetos de baixo carbono, além do monitoramento e da quantificação das reduções propostas. Dentre as ações, o programa prevê os monitoramentos do programa de reflorestamento de 1.300 hectares de áreas degradadas até 2016, a expansão de ciclovias e dos programas de aluguel de bicicletas como forma alternativa de meio de transporte.
Com aproximadamente seis milhões de habitantes, a maior fonte de poluição do Rio vem das emissões de veículos motorizados que respondem por 45% das emissões totais da cidade.
Leia mais:
Entra em vigor linha de crédito do BNDES para projetos que reduzem emissão de gases
Meio Ambiente abre consulta pública sobre mudanças climáticas
Meio Ambiente lista municípios prioritários para proteção contra desmatamento do Cerrado
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















