Meio ambiente
Simulado de fiscalização de bagagens treina para a Rio+20, no Rio
O Comitê de Operações Especiais da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) promove um exercício simulado preparatório para receber os chefes de Estado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20. A operação está marcada para quarta-feira (6), na Base Aérea e no Aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro.
O Vigiagro vai fiscalizar as bagagens, as cargas, os suportes e as embalagens de madeira que, supostamente, serão trazidos pelos convidados. “A ideia é ensaiar o passo a passo das medidas de fiscalização na recepção dos chefes de estado durante a conferência. O objetivo é treinar e orientar os funcionários em como proceder corretamente”, explicou a chefe da Área Animal, Mirela Eidt, do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O treinamento também contará com a presença de outros órgãos federais como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Receita Federal, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Polícia Federal, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infraero, Aeronáutica e Secretaria de Aviação Civil.
O Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), atua na inspeção e fiscalização do trânsito internacional de vegetais, animais, seus produtos e subprodutos. A fiscalização é feita nos portos, aeroportos internacionais, postos de fronteira e aduanas especiais. Além de fiscalizar o que entra no País, o Vigiagro também é responsável pela certificação da fitossanidade, zoossanidade e qualidade dos produtos para exportação.
Vigiagro
A estrutura do Vigiagro conta com aproximadamente 550 fiscais federais agropecuários e 200 servidores nas áreas de apoio e administrativa. Ao todo, são 106 postos de vigilância distribuídos pelo Brasil. A capacitação dos servidores, a modernização e harmonização dos procedimentos e a dotação de infra-estrutura é uma atividade constante para aperfeiçoar o processo de vigilância.
O trabalho do Vigiagro é realizado de forma integrada com os departamentos técnicos do Mapa e outros órgãos fiscalizadores do Governo Federal como a Receita Federal, a Anvisa e a Polícia Federal.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















