Meio ambiente
Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação terá documento finalizado
Encontro em Belém reunirá pesquisadores para discutir a redação final do documento
Especialistas de 13 países se reúnem em Belém (PA) nesta segunda-feira (27) para tratar da redação final do documento de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+). O encontro acontece na sede da Embrapa Amazônia Oriental e vai até a quinta-feira (30).
O documento, que tem o objetivo de reduzir a emissões de gases de efeito estufa e aumentar estoques de carbono em países em desenvolvimento, deve ser entregue ainda este ano em duas conferências da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre clima e diversidade biológica.
Os cientistas participantes fazem parte do Painel de especialistas em Biodiversidade, Manejo Florestal e REDD+. Segundo a pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, Joice Ferreira, o objetivo dos participantes é reunir informações cientificas para subsidiarem processos relacionados a assuntos de alta prioridade na política internacional de florestas.
O grupo de especialistas é formado por 25 pesquisadores do Brasil, Japão, Estados Unidos, Canadá, Indonésia, Áustria, Finlândia, Austrália, Camarões, Suíça, Reino Unido, Alemanha e Suécia. O documento será entregue nas conferências da ONU sobre diversidade biológica (COP-11, na Índia, em outubro) e mudança de clima (COP-18, no Catar, em dezembro).
Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação
Sistema nacional de redução de emissões por desmatamento e degradação, conservação, manejo florestal sustentável, manutenção e aumento dos estoques de carbono florestal.
Segundo o conceito de REDD, os países em desenvolvimento detentores de florestas tropicais, que conseguissem promover reduções das suas emissões por desmatamento, receberiam compensação financeira internacional. A ideia é incluir na contabilidade das emissões de gases de efeito estufa aquelas que são evitadas pela redução do desmatamento e a degradação florestal.
Leia mais:
Brasil participa de projeto internacional de compensação à redução do desmatamento
Perdas de áreas naturais aumentaram nos últimos 15 anos em todo o planeta
Fundo Amazônia recebe 1ª doação brasileira no valor de US$ 4,2 mi da Petrobras
Congo adota tecnologia brasileira de monitoramento de florestas desenvolvida pelo Inpe
Fonte:
Ministério da Agricultura
Portal Brasil
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















