Meio ambiente
Cooperação Sul-Sul para o REDD+
Debates globais sobre a redução de emissões causadas pelo desmatamento e pela degradação das florestas e quanto à promoção da conservação, do gerenciamento sustentável de florestas e do aumento das reservas florestais de carbono (REDD+), deixam clara a necessidade de estratégias para se tirar proveito do conhecimento e da experiência existentes.
O governo brasileiro vê a cooperação Sul-Sul como uma ferramenta poderosa para compartilhar experiências e promover colaborações com outros países em desenvolvimento no REDD+. Ela pode gerar soluções para desafios em comum enfrentados por países em desenvolvimento na preparação e implementação do REDD+, além de aumentar as capacidades institucionais e técnicas locais.
O Fundo Amazônia pode ser considerado um veículo fundamental na implementação da cooperação Sul-Sul em outros países em desenvolvimento, por meio do apoio de projetos que tenham como objetivo desenvolver ou fortalecer seus sistemas de monitoramento florestal.
Uma das iniciativas que o Fundo Amazônia apoiará para promover a cooperação Sul-Sul no REDD+ é uma parceria regional entre oito países da bacia do Rio Amazonas com o fim de apoiar a criação de sistemas nacionais de monitoramento por meio da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
Além dessa iniciativa da OTCA, o Brasil também está interagindo e negociando acordos para cooperação Sul-Sul no REDD+ com países asiáticos e africanos. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) também está envolvido em iniciativas de cooperação técnica e tecnológica com vários países em desenvolvimento para compartilhar experiências de monitoramento do desmatamento.
Esses acordos em progresso e interações oferecem uma base promissora para mais ações e colaboração entre o Brasil e outros países em desenvolvimento com a finalidade de implementar políticas e ações para atenuar as mudanças climáticas.
Fonte:
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















