Meio ambiente
Brasil afirma que KP2 é “chave para tudo o que ainda precisa acontecer” na COP 18
O embaixador Luiz Alberto Figueiredo, negociador-chefe do Brasil, disse hoje que um acordo sobre o segundo período de compromissos do Protocolo de Quioto será a chave para que ocorra progresso em outros elementos das discussões sobre clima da COP 18 da ONU, que está ocorrendo em Doha.
“Se isso não for feito aqui, tenho receio de que outros elementos não acontecerão. Se essa situação infeliz ocorrer, nós teremos um impasse na negociação do regime para lutar contra as mudanças climáticas. Ninguém quer isso”, disse o Embaixador Figueiredo.
De acordo com ele, as negociações ganharam velocidade com a chegada dos ministros, nesta manhã, para o segmento de alto nível da conferência, e foi relatado um progresso "bom e sólido" em todas as negociações, inclusive as que abordam a adoção de um segundo período de compromissos em Quioto.
“Agora menos opções estão sendo consideradas. Nós estamos em um ponto das negociações em que decisões reais precisam ser tomadas”, disse.
Embora tenham sido encontradas soluções para os problemas técnicos das negociações, ainda não há um acordo a respeito das unidades remanescentes entre o primeiro e o segundo período do Protocolo de Quioto. “É algo que ainda não está resolvido mas é muito importante, pois tem relação com a ambição e a integridade ambiental do sistema”, acrescentou.
Fonte:
Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















