Meio Ambiente
Cerrado e Jalapão terão grupo de trabalho para reforçar monitoramento de queimadas
Prevenção, Controle e Monitoramento
Para reforçar o combate a incêndios florestais nas áreas do Cerrado e do Jalapão, o Ministério do Meio Ambiente criou, na última terça-feira (24), um Grupo de Trabalho para intensificar o monitoramento nas regiões.
O Grupo será responsável por coordenar a implantação das ações previstas no plano operativo do Projeto de Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais do Cerrado (Projeto Cerrado-Jalapão).
Projeto
O Cerrado Brasileiro se estende por mais de 2 milhões de km², ocupando quase um quarto do território nacional, e é considerado a formação savânica mais biodiversa do mundo.
E para preservar a região e aprimorar o controle de queimadas irregulares e incêndios florestais, foi criado o projeto “Prevenção, controle e monitoramento de queimadas irregulares e incêndios florestais no Cerrado”. O objetivo deve ser alcançado através do aprimoramento da gestão de unidades de conservação e por meio de instrumentos melhorados para o monitoramento de desmatamentos e queimadas no Cerrado.
Jalapão, em Tocantins, é uma região que fica entra o Cerrado e a Caatinga. Com suas cachoeiras, aguas cristalinas, rochas e dunas, o Jalapão se tornou um dos principais roteiros de ecoturismo e turismo de aventura do País.
Fontes:
Ministério do Meio Ambiente
Governo do Estado do Tocantins
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















