Meio Ambiente
4ª Conferência do Meio Ambiente vota documento final
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Neste domingo (27), ministra receberá as propostas elaboradas e votadas pelos 1.340 delegados de 27 estados
por
publicado:
27/10/2013 10h39
última modificação:
29/07/2014 09h25
Termina neste domingo (27) a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada para a elaboração de propostas de implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Na cerimônia de encerramento, prevista para as 17 horas, a ministra do Meio Ambiente. Izabella Teixeira, recebe o documento final, com propostas elaboradas e votadas pelos 1.340 delegados de 27 estados.
As prioridades foram votadas neste sábado (26) em quatro reuniões plenárias temáticas. São ao todo 60 sugestões, das quais somente 20 estarão na versão final, que subsidiará governo nas ações necessárias tornar a PNRS uma realidade.
Coleta e lixões
Em numero de participantes, a conferência já é a maior realizada no País, consideradas as quase 200 mil pessoas que discutiram e aprovaram, nos estados e municípios, as propostas analisadas em Brasília. Nas votações preliminares, realizadas após discussão em grupos específicos, os temas que dominaram os debates foram o fim dos lixões, a obrigatoriedade da coleta seletiva, o calendário de implantação da PNRS e a valorização dos catadores.
Temas como a ampliação das políticas públicas de geração de emprego e renda e a consolidação do mercado de reciclagem estão na mesa das votações, como também o fortalecimento da educação ambiental e a capacitação empresarial dos catadores. A plenária final prevê, ainda, a realização de uma tribuna livre, onde os delegados inscritos vão se manifestar sobre a lei dos resíduos sólidos e espaço para a apresentação de moções, desde que subscritas por um número mínimo de delegados.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















