Meio Ambiente
Conferência Nacional do Meio Ambiente terá roda de diálogo com jovens
Juventude e Meio Ambiente
Os jovens delegados e convidados da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (24 a 27) em Brasília, participam, na próxima sexta-feira (25), de uma roda de diálogo sobre juventude e meio ambiente. Com a chamada #nósnomeio – Diálogos de juventudes e meio ambiente, a atividade será transmitida na internet, pelo Participatório, a partir das 18h.
Participam da conversa representantes da Secretaria Nacional de Juventude, do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, além dos delegados da Conferência. O objetivo, segundo a organização da CNMA, é estabelecer uma ponte entre a realização da 3ª e 4ª conferência, debater a realidade dos jovens, os direitos, a convivência com o meio ambiente e a construção de políticas públicas como o Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente.
Juventude e Meio Ambiente
A 4ª CNMA tem mais de 14% de delegados (as) com idade até 29 anos. Uma das propostas da 4ª Conferência é buscar o apoio da juventude para debater o tema principal do evento: a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a relação com a produção e o consumo sustentáveis. Também serão discutidas a redução de impactos ambientais, a geração de emprego e renda e a educação ambiental.
Há 10 anos, o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Educação realizam juntos a Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), convocada em conjunto com a Conferência Nacional de Meio Ambiente, a fim de estimular que as gerações mais novas participem das discussões sobre o meio ambiente. Esse ano a CNIJMA já envolveu mais de 16 mil escolas.
Sobre o Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente
Em fase de elaboração, o Programa representa um novo momento das políticas públicas de juventude e meio ambiente no governo federal. As linhas de ação pretendem fomentar a educação ambiental, formação e produção do conhecimento para o segmento juvenil; o trabalho decente e sustentável para a juventude; políticas que garantam o direito da juventude ao território e a participação social dos jovens nas políticas públicas para a sustentabilidade. O programa é uma demanda de um conjunto de conferências de políticas públicas e do diálogo estabelecido entre o governo e a juventude por meio do Conselho Nacional de Juventude.
Programação 25 de outubro
Transmissão de debate ao vivo pelo Participatório
18h – Explicação da metodologia
18:30 – Inicia a transmissão AO VIVO pelo Participatório da Juventude, com falas iniciais dos convidados (as)
19h – Abre para falas
20h – Fim da transmissão
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















