Meio Ambiente
Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS) abriga exposição
Unidade de Conservação
O Parque Nacional da Lagoa do Peixe, unidade de conservação federal localizada no Rio Grande do Sul, abriga, até o final de novembro, a exposição Nosso Pampa Desconhecido, do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.
A mostra reúne 30 fotos que apresentam temas típicos do Pampa, como a flora e fauna, a arquitetura, as atividades produtivas e os costumes do gaúcho. Estes momentos foram registrados pelo fotógrafo Adriano Becker em expedição nos municípios de Lavras do Sul, Rosário do Sul, Alegrete, Uruguaiana, Piratini, Santana do Livramento, entre outros do estado situados no bioma Pampa. No total, são 36 painéis 0,50 X 0,80 metros, com fotos e informações sobre este ecossistema.
O Pampa Gaúcho é parte de uma importante região natural com cerca de 760.000 km², localizada na metade sul do Rio Grande do Sul, no Uruguai e no nordeste da Argentina, e corresponde a 63% do território gaúcho.
A exposição é gratuita e aberta ao público em geral. Mais informações: (51) 3673-2435.
UC
As unidades de conservação são instituídas em áreas privadas com o objetivo de conservar a diversidade biológica encontrada na área. Se por um lado o cidadão disponibiliza seu patrimônio como um contribuinte para a proteção dos ecossistemas brasileiros, por outro, ele ganha alguns benefícios, como isenção de impostos sobre a terra. Mesmo se o patrimônio particular for vendido, ele continua sendo uma UC e deve ser preservada.
Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















