Meio Ambiente
ANA divulga curso de educação ambiental online
Capacitação
Desde o dia 23, até o dia 28 de novembro, acontece em Luziânia (GO) a IV Conferência Infanto Juvenil de Meio Ambiente. No domingo (24), a Agência Nacional de Águas (ANA) participou do evento em uma Roda de Conversa ao lado de representantes do Instituto Akatu e da TV Escola. Nela, a especialista em recursos hídricos da ANA, Taciana Leme, apresentou o curso Água em Jogo para aproximadamente 200 educadores, estudantes e membros de secretarias de Educação ou Meio Ambiente.
A participação da ANA buscou apresentar o Água em Jogo para que os educadores possam conhecer, divulgar e articular para que o curso faça parte dos projetos políticos-pedagógicos das escolas. Além disso, a apresentação foi uma oportunidade de escutar contribuições dos educadores participantes da Conferência para a capacitação Água em Jogo Multiplicadores, que será a versão para professores e demais multiplicadores a ser lançada em 2014.
O curso Água em Jogo é voltado para jovens de 12 a 18 anos e tem como objetivo ensiná-los sobre a importância da água como recurso imprescindível no cotidiano das pessoas para que eles se sintam estimulados a adotarem atitudes de conservação e uso sustentável da água. A capacitação tem três eixos principais – Água: Consumo Sustentável e seus Usos Múltiplos, Situação dos Recursos Hídricos no Brasil e O Cuidado com a Água. Como o foco da Água em Jogo é o público jovem, o curso tem diversos recursos, tais como: vídeos, jogos, fotos e animações.
Inscrições
O curso Água em Jogo recebe inscrições para sua turma inaugural pelo site do projeto Água – Conhecimento para Gestão. A capacitação oferece 180 vagas e as atividades serão de 12 horas na modalidade a distância e autoinstrucional (sem tutoria). Nos próximos anos, o projeto Água – Conhecimento para Gestão espera capacitar 4.400 jovens através do Água em Jogo.
A Conferência
Promovida pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a IV Conferência Juvenil de Meio Ambiente acontece na Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI) em Luziânia. Durante o evento são esperadas 1.100 pessoas, entre professores, técnicos de secretarias de Educação e de Meio Ambiente de todo o País. O encontro busca promover um compartilhamento de saberes e experiências que possam contribuir para o Programa Nacional Escolas Sustentáveis e para a educação ambiental das escolas e dos sistemas de ensino.
O Projeto
O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a ANA, a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e a Itaipu Binacional. O objetivo da iniciativa é desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina. São previstas 30 mil vagas para 36 cursos de capacitação complementar, além de ferramentas de educomunicação, que atingirão 750 mil pessoas até o fim de 2015.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















