Meio Ambiente
Especialistas definem estratégias para ecossistemas brasileiros
Preservação ambiental
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) realizam, a partir desta quarta-feira (6), oficina sobre ecossistemas brasileiros, com o objetivo de definir estratégias de governança para o reconhecimento e definição de áreas prioritárias para a biodiversidade. O evento, que vai até o próximo sábado (9), começa às 9h no auditório do Edifício Marie Prendi, na quadra 505 Norte, em Brasília (DF).
Iniciativa reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros em busca de estratégias que indiquem formas de se enfrentar a crise de perda genética, de espécies e níveis de ecossistemas terrestres, incluindo os biomas marinhos e de água doce, com consequências negativas graves para a prestação dos serviços dos ecossistemas e o bem-estar do ser humano.
Critérios
Os debates devem orientar a tomada de decisões e a proposição de soluções, dentro e fora das comunidades e áreas de conservação. Os pesquisadores defendem a necessidade de se definir critérios para identificar áreas de importância global para a biodiversidade e apontam este item como um dos objetivos da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da IUCN e da Species Survival Commission Joint Task Force sobre a Biodiversidade e Áreas Protegidas.
A definição de áreas chaves para biodiversidade ajudará no planejamento da conservação da unidade e na tomada de decisão, incluindo esses espaços dentro de estruturas de planejamento. Até o momento, alguns critérios já foram propostos para identificar quais locais contribuem de forma mais significativa para a preservação da biodiversidade ameaçada, geograficamente restrita, com excelente integridade ecológica e processos biológicos pendentes.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















