Meio Ambiente
ICMBio cria quatro reservas ambientais em três estados
Conservação
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) oficializou, nesta sexta-feira (6), a criação de quatro reservas ambientais, nos estados da Bahia, Ceará e Goiás. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União.
Foram criadas as RPPN Maria Maria, no município de Saúde, no estado da Bahia; a Catingueiro, situada no município de Cavalcante, em Goiás; Ilha Encantada, no município de Aracati, no Ceará e por último, a RPPN Fonte de Luz, em Meruoca, também no Ceará.
Essa categoria de UC só pode ser utilizada para o desenvolvimento de pesquisas científicas e visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais previstas no Termo de Compromisso e no seu plano de manejo.
Cada uma das RPPNs nova terá administradores próprios, já que se tratam de áreas de conservação ambiental em terras privadas, criadas a partir da vontade de proprietário, que assume o compromisso de garantir a proteção da natureza da área. Todas as decisões têm caráter perpétuo.
Reservas em áreas privadas
As reservas particulares são instituídas em áreas privadas com o objetivo de conservar a diversidade biológica existente na região. É uma forma de o cidadão contribuir para a proteção dos ecossistemas brasileiros.
Em contrapartida, ele ganha alguns benefícios, como isenção de impostos sobre a terra. Como tem caráter permanente, mesmo no caso de venda, a área continua sendo uma unidade de conservação (UC) e deve ser preservada.
Para saber mais sobre como criar uma RPPN, clique aqui.
Fontes:
Diário Oficial da União
Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















