Meio Ambiente
ICMBio lança vídeo sobre gestão socioambiental na Amazônia
Educação
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) convida para o lançamento do vídeo "Jovens como Protagonistas do Fortalecimento Comunitário", que acontecerá na próxima terça-feira (17), na sede do Instituto em Brasília.
O vídeo retrata uma experiência de gestão socioambiental na Amazônia, com roteiro de Tatiana Souza, imagens de Marco Lopes e edição de Sérgio Lelis. O filme é uma produção do ICMBio, por meio da Coordenação de Educação Ambiental em parceria com a Floresta Nacional de Tefé e as Reservas Extrativistas do Baixo Juruá e do Rio Jutaí.
Após a exibição do vídeo haverá um debate sobre as ações socioambientais para conservação da biodiversidade, que contará com a presença de gestores locais, lideranças comunitárias e representantes dos movimentos sociais.
Na ocasião, também será exibida pela primeira vez em Brasília a terceira exposição fotográfica da série Patrimônios Naturais, com o tema "Populações Tradicionais e a Biodiversidade", desenvolvida pela Divisão de Comunicação (DCOM/ICMBio) com o fotógrafo Araquém Alcântara, parceiro do ICMBio desde o ano passado.
Serviço
Lançamento do vídeo "Jovens como Protagonistas do Fortalecimento Comunitário" e exposição "Populações Tradicionais e a Biodiversidade"
Data: 17 de dezembro de 2013
Hora: 16h
Local: Auditório do ICMBio em Brasília (ESQW, 103/104, Subsolo)
Mais informações: (61) 3341-9512 (COEDU/DISAT).
O vídeo está disponível aqui.
Sobre o projeto
O Projeto Jovens como Protagonistas do Fortalecimento Comunitário visa o empoderamento dos jovens participantes e a promoção da ação protagonista, partindo do pressuposto de que o entendimento do contexto em que os moradores das unidades de conservação estão inseridos, o acesso a informações históricas e técnicas sobre as áreas protegidas e a consciência da importância da organização comunitária são base para a emancipação e inclusão social.
Uma de suas metas é, portanto, propiciar maior participação dos moradores das UCs através do envolvimento dos jovens com as questões comunitárias e de gestão das unidades, fortalecendo as suas entidades representativas por meio da apropriação e do desenvolvimento de um sentimento de pertencimento.
Após o reconhecimento do sucesso do projeto na região do médio rio Solimões, outras unidades iniciaram a implementação da proposta, que tem sua versão local construída pelos próprios jovens participantes, promovendo o exercício do protagonismo desde a sua concepção.
O projeto se baseia na realização de encontros de jovens com temáticas e oficinas lúdicas específicas e definidas pelo grupo participante. As oficinas de arte-educação são fundamentais para o alcance dos resultados pretendidos pelo projeto, apoiando no sentido de dar um novo significado ao conteúdo teórico, facilitando o seu processo cognitivo e estimulando o interesse do grupo pelo projeto. As ações são desenvolvidas com o apoio da Diretoria de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em UCs (Disat/ICMBio), por meio da Coordenação de Educação Ambiental (Coedu/ICMBio) e do projeto Manguezais do Brasil (GEF Mangue).
Fonte:
ICMBio
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















