Meio Ambiente
Ibama flagra madeira extraída ilegalmente no Amapá
Fiscalização
Agentes do Ibama flagraram dez homens realizando o carregamento de madeira serrada extraída ilegalmente do interior do assentamento Agroextrativista do Maracá, no município de Mazagão, no estado do Amapá. Foram apreendidos cerca de 9 m³ de madeira serrada, um caminhão, uma motosserra e uma camionete que dava apoio a infração.
Os envolvidos foram conduzidos até a delegacia de polícia e os responsáveis foram multados pelo Órgão Estadual de Meio Ambiente (Sema/Imap). A ação foi realizada na madrugada de sábado para domingo (1).
Foi constatado que o delito ocorria há bastante tempo nos ramais vicinais da BR 156, próximo ao Rio Preto, onde os infratores derrubavam as árvores e as desdobram em pranchas no próprio local. O transporte da madeira serrada era realizado durante a noite, principalmente nos finais de semana e feriados, para burlar a fiscalização, por via rodoviária e por via fluvial.
O Assentamento Agroextrativista do Maracá é um projeto de assentamento especial desenvolvido pelo Incra, que leva em consideração as características da população tradicional da região. É o maior assentamento do estado em área e o mais preservado ambientalmente. Moram no assentamento mais de 4000 pessoas distribuídas em 934 unidades familiares cadastradas junto ao Incra
As ações de fiscalização conjuntas do Ibama, Imap e Batalhão Ambiental na região do assentamento devem continuar de forma a combater os ilícitos ambientais na região. A ação de fiscalização do Ibama atendeu a uma solicitação do Secretário de Meio Ambiente do Amapá.
Fonte:
Ibama
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















