Meio Ambiente
Ibama apreende mais de três mil caranguejos no Espírito Santo
Proteção animal
O Ibama encerrou o 2º período de defeso do caranguejo Uçá no litoral Norte e Sul do Espirito Santo neste sábado (8). Durante os seis dias da operação a equipe de fiscalização apreendeu 3.604 caranguejos vivos e quatro veículos nos municípios de Conceição da Barra, São Matheus e Presidente Kennedy. Também foram aplicadas 23 multas no valor total de R$ 38.600 e quatro pessoas foram conduzidas para a delegacia.
As apreensões ocorreram no momento da captura dos animais no mangue, quando estavam sendo transportados para comercialização no mercado ilegal. Todos os caranguejos apreendidos foram devolvidos aos manguezais do Espírito Santo.
A operação continuará do dia 16 a 22 de fevereiro que será a 2ª parte do 2º período de defeso. As regras do período de defeso visam a proibição da captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização dos indivíduos da espécie Ucides cordatus, popularmente conhecido como caranguejo-uçá, bem como as partes isoladas como pinças, garras ou desfiado, de qualquer origem (município, Estado ou país).
O período de defeso ocorre no Estado do Espírito Santo, nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, durante os dias de "andada", quando ocorre a época reprodutiva do crustáceo, correspondendo as datas:
1º período: de 19/1 a 25/1
2º período: de 2/2 a 08/02 e de 16/2 a 22/2
3º período: de 3/3 a 9/3 e de 18/3 a 24/3
4º período: de 1/4 a 07/4 e 17/04 a 23/4.
Fonte:
Ibama
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















