Meio Ambiente
Divulgada previsão de chuvas para a região semiárida
Meteorologia
Previsões climáticas para o trimestre de abril, maio e junho de 2014 apontam que, na maior parte do Semiárido brasileiro (área azul claro da figura), há maior probabilidade de que as chuvas fiquem de normal a um pouco acima do esperado para o período. No setor leste do Semiárido (área azul escuro da figura), que vai desde o Rio Grande do Norte até o Nordeste do estado da Bahia, há uma maior probabilidade das chuvas serem acima da média no trimestre. No restante do Semiárido brasileiro (área cinza) as chuvas devem ficar dentro do esperado para o período.
Segundo informações do Instituto Brasileiro do Semiárido (Insa/MCTI), destaca-se a alta variabilidade tanto temporal quanto espacial das chuvas – localidades próximas com quantidade de chuvas muito diferentes. Com relação à temperatura do ar, a tendência é de que fique em torno da normal climatológica em todo o Semiárido brasileiro.
As previsões foram apresentadas durante a I Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Nordeste do Brasil, realizada nos dias 20 e 21 de março, no Auditório da Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC), Recife (PE). Na ocasião, foram analisadas as condições regionais das chuvas e globais dos oceanos e atmosfera para avaliar as chuvas ocorridas nos primeiros vinte dias do mês de março de 2014.
Participaram da reunião na Apac o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Inpe/Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP).
Fonte:
Portal Brasil com informações do Instituto Nacional do Semiárido
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















