Meio Ambiente
Acordo busca promover uso sustentável da água no meio rural
Gestão das águas
Na noite desta quinta-feira (10), a Agência Nacional de Águas (ANA), a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Instituto CNA (ICNA) assinaram em Brasília um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o aprimoramento da gestão integrada de recursos hídricos e utilização adequada das paisagens rurais em sua relação com a água. O acordo também inclui a conservação de solos e uso racional de água no meio rural e a sustentabilidade da agricultura irrigada no Brasil.
Com validade até 13 de dezembro de 2014, o ACT busca desenvolver estratégias para atuação em áreas de conflito potencial envolvendo o uso da água pela agricultura irrigada e apoiar estudos e estruturação de informações sobre a agricultura irrigada no Brasil. Além disso, o Acordo de Cooperação Técnica visa a promover a participação dos atores da agricultura irrigada no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) para estimular que o setor adote instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos.
Outro tema englobado pelo ACT é o uso racional da água, especialmente aquele relacionado à agricultura irrigada. Segundo o Acordo, serão fomentadas a discussão, a elaboração de publicações e a capacitação no que se refere à preservação, conservação e uso sustentável dos recursos naturais – principalmente os recursos hídricos – no meio rural.
O ACT também busca conciliar as ações do Programa Produtor de Água, da ANA, e do Projeto Biomas, da CNA em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O Produtor de Água incentiva os produtores rurais a adotarem boas práticas de conservação de água e solo, por meio do pagamento por serviços ambientais (PSA) e de assistência técnica. No caso do Projeto Biomas, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil busca implementar técnicas conservacionistas em propriedades rurais, que são consideradas vitrines tecnológicas para divulgação dos resultados econômicos, sociais e ambientais da utilização dessas tecnologias para que elas sejam difundidas.
Fonte:
Agência Nacional de Águas
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















