Meio Ambiente
Curso abordará a família botânica da Castanha-do-Pará
Amazônia
O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBIo) e o Centro de Estudos Integrados de Biodiversidade Amazônica (Cenbam) promovem, no dia 17 de maio (sábado), curso “Ecologia, Biogeografia e Filogenia de Lacythidaceae”. Interessados têm até o dia 5 de maio para fazer a inscrição no curso.
Para se inscrever, basta enviar e-mail para o endereço flaviomagalha@gmail.com com o assunto "Curso Lecythidaceae" e colocar dados como: nome completo, curso, instituição, CPF e RG. O curso acontece das 8h às 14h, na sala de aula da Ecologia que fica no Campus do Inpa localizado na Rua da Lua, conjunto Morada do Sol, Aleixo, Manaus (AM) - com entrada pela sede da Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa).
O curso irá capacitar pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para reconhecer os exemplares da família Lecythidaceae (família botânica da Castanha-do-Pará), além de apresentar sua diversidade, importância e potencialidades. Serão abordados aspectos teóricos da ecologia, estudos filogenéticos, clados com flores actinomórficas , polinização e dispersão da Lecythidaceae.
O palestrante será o Curador de Botânica do Jardim Botânico de Nova Iorque, Dr. Scott Mori. O doutor desenvolve pesquisas sobre aspectos taxonômicos e sobre as relações ecológicas da Castanha-do-Brasil ou Castanha-do-Pará. O curso, que disponibilizará 30 vagas, será ministrado em português, mas é necessário que o aluno tenha compreensão de inglês para a leitura de artigos.
Saiba mais sobre o PPBio e o Cenbam
O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) foi criado em 2004 com o objetivo de intensificar estudos sobre biodiversidade no Brasil, descentralizar a produção científica dos centros desenvolvidos academicamente, integrar atividades de pesquisa e divulgar os resultados para diferentes finalidades, como gestão ambiental e educação. Ele está estruturado em três componente principais: Inventários, Coleções e Temáticos e possui diversos Núcleos Regionais e Projeto Parceiros pelo país.
Já o INCT Cenbam (Centro de Estudos da Biodiversidade Amazônica), foi criado em 2009 e tem como principal objetivo criar e consolidar cadeias de produção baseadas em conhecimentos científicos sólidos, que se originam em estudos de biodiversidade e terminam com informações, produtos ou processos que são de valor para os usuários específicos a curto, médio e longo prazos. Também coordena uma rede de instituições amazônicas e extra-amazônicas envolvidas em estudos de biodiversidade.
Fonte:
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Programa de Pesquisa em Biodiversidade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















