Meio Ambiente
Guia disponível on-line orienta a arborização urbana de Belém (PA)
Botânica
A experiência de manejo e conservação de plantas amazônicas ex situ (fora do lugar de origem) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) foi documentada no 'Manual de Orientação Técnica da Arborização Urbana de Belém'. O guia para planejamento, implantação e manutenção das árvores em espaços públicos resulta de um trabalho colaborativo com diversas instituições, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da capital paraense. Acesse a publicação neste link.
Além de disponibilizar a publicação on-line a todos os interessados, autores da obra se propõem a produzir uma cartilha que torne mais acessível e atraente o conteúdo do documento. Eles pretendem espalhar em larga escala o material didático, pois, como ressalta o agrônomo Amir Lima, representante do Museu Goeldi no projeto, às vezes o cidadão, por desconhecimento do assunto, acaba prejudicando a planta e a urbanização ao não arborizar da maneira correta. “A intenção é boa, mas o procedimento é errado”, alerta.
A publicação foi organizada por Luiz Paulo Monteiro Porto, da Semma, e Heliana Maria Silva Brasil, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a obra reúne 12 autores de diversas instituições.
Disciplinar e organizar o plantio
Disciplina e organização são as duas diretrizes do Manual de Arborização de Belém, que estabelece orientações técnicas quanto ao planejamento urbano e direcionamentos para implantação e manutenção da arborização urbana do Município de Belém.
MPEG e a arborização
Além de inventariar e fazer a sistemática das árvores amazônicas pela Coordenação de Botânica, o Museu Goeldi acumula experiência na conservação de espécies arbóreas no seu Parque Zoobotânico. O Parque é um espaço de inclusão social e de pesquisa, um jardim botânico que abriga plantas amazônicas, inclusive alguns exemplares de espécies ameaçadas de extinção, e que serve como exemplo bem sucedido de reflorestamento urbano, e de lazer ecológico.
O Museu Paraense Emílio Goeldi é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação do Brasil. Está localizada na cidade de Belém (PA), região amazônica. Desde sua fundação, em 1866, suas atividades concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região.
Fontes:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Museu Paraense Emílio Goeldi
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















