Meio Ambiente
Pesquisador monitora biodiversidade em parceria com índios
Pesquisa e Desenvolvimento
O Monitoramento da Biodiversidade, Ecossistemas e Socieconomia foi tema de palestra ministrada pelo pesquisador José Manuel Vieira Fragoso, da Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), na última quinta-feira (27). A apresentação foi realizada no auditório da sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília, e contou com a participação do Diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade, Marcelo Marcelino.
Fragoso apresentou a ação que vem sendo realizada por sua equipe em diversas áreas, inclusive nas de difícil acesso, como: Guiana Inglesa, Amapá e Pará. O trabalho é desenvolvido com a participação de índios que habitam essas regiões, que são treinados para coletar informações precisas sobre a biodiversidade, além de realizarem o estudo da vegetação e do solo. A comunidade local também é estudada. Os técnicos indígenas realizam entrevistas com a população, colaborando para que sejam estabelecidos os dados socioeconômicos. "Todos os índios são devidamente treinados para executar essa tarefa, mesmo aqueles que são analfabetos e que nunca trabalharam com máquinas têm a capacidade de realizar esta atividade", afirmou o palestrante.
Segundo Fragoso, as informações obtidas são importantes tanto para estudos científicos, quanto para as comunidades, que passam a conhecer melhor o local onde vivem. Ele apresentou o atlas desenvolvido com base nas pesquisas feitas na Guiana Inglesa, que traz dados sobre a situação dos animais presentes naquela região e as áreas onde são encontrados. Ao fim da palestra, o pesquisador se colocou à disposição para responder as dúvidas de todos os presentes sobre o tema.
Fonte:
ICMBio
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















