Meio Ambiente
Cientistas apresentam estudos recentes sobre a biota amazônica
Pesquisas da Amazônia
Membros do projeto "Estruturação e Evolução da Biota Amazônica e seu Ambiente: Uma Abordagem Integrativa” e pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) apresentaram os avanços mais recentes em estudos sobre o conjunto de animais e vegetais da região. Simpósio realizado na sede do Inpa, em Manaus (AM), buscou fomentar a colaboração e aumentar a integração entre pesquisadores trabalhando em temas correlatos.
Entre os trabalhos apresentados, estão pesquisas sobre a história geológica e ambiental da Amazônia, bem como estudos focando na Biota, incluindo trabalhos com aves, primatas, plantas e borboletas.
“Este projeto tem uma abordagem integrada, que depende de pesquisadores com formações muito diversas, baseados em diferentes regiões do planeta. No entanto, gostaríamos que o projeto envolva colaborações reais, especialmente, com pesquisadores da região amazônica para que possamos juntos desvendar os mistérios associados à grande diversificação da biota neste região”, diz Lucia Lohmann, da Universidade de São Paulo (USP), que coordena a equipe brasileira.
O projeto conta com uma equipe diversificada e com a participação de pesquisadores do Inpa, da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), Universidade do São Paulo (USP) e Universidade de Campinas (Unicamp), além de várias instituições estrangeiras dos Estados Unidos, Argentina, Canadá e Inglaterra. A equipe internacional é coordenada pelo pesquisador Joel Cracraft, do American Museum of Natural History (AMNH).
Para Lohmann, é notória a importância da floresta amazônica em vários aspectos, tanto em relação ao estudo da biodiversidade, quanto ao funcionamento do ecossistema e seu impacto para mudanças globais. “Julgamos muito importante conhecer a biota amazônica para que possamos conservar e manejar a floresta da forma mais adequada possível. Esperamos que as informações provenientes deste projeto contribuam de forma bastante significativa para o estabelecimento de áreas prioritárias para conservação e, ao mesmo tempo, esperamos que os resultados do projeto também nos ajudem a chamar a atenção da grande importância deste bioma”, disse.
- Leia a matéria completa.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















