Meio Ambiente
Desmatamento de três mil hectares é impedido no Pará
Operação Onda Verde
Ação que integra a operação Onda Verde impediu o desmatamento não autorizado de cerca de 3 mil hectares, no município de Novo Progresso (PA). Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) localizaram e destruíram o acampamento na Floresta Nacional do Jamanxim, com combustível e alimentos.
Realizada na sexta-feira (2), a ação faz parte da estratégia do instituto de impedir a derrubada da floresta, focando em pequenos desmatamentos, que tendem a aumentar. De acordo com o responsável do Núcleo de Fiscalização da Superintendência do Ibama no Pará, Luciano Silva, trata-se de ações preventivas, em que são colocadas equipes em campo, feitas comparações de imagens com períodos anteriores, realizados voos de monitoramento, entre outras frentes.
Segundo o superintendente do Ibama no Pará, Hugo Américo Schaedler, não há um panorama real registrado pelos satélites durante os meses de novembro a maio do que está acontecendo em campo. “A nossa preocupação é que, como os índices não refletem a realidade, pela existência de alta cobertura de nuvens, haja um número de polígonos de desmatamento que as equipes não conseguiram localizar com os sobrevoos e incursões de campo."
Operação Onda Verde
Com o objetivo de reduzir os índices de desmatamento não autorizado, a operação Onda Verde, do Ibama, atua, desde 2013, com ações de fiscalização em áreas de expansão agropecuária e de supressão vegetal em locais de floresta, desarticulando acampamentos e inutilizando bens. No Pará, as atividades se concentram no sudoeste do estado, nas áreas de influência do município de Novo Progresso, que compreende o município de Altamira e as localidades Moraes Almeida (Itaituba) e Castelo dos Sonhos.
Fonte:
Ibama
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















