Meio Ambiente
Encontro de Agroecologia reúne duas mil pessoas em Juazeiro (BA)
Áreas protegidas
O III Encontro Nacional de Agroecologia (Ena), realizado em Juazeiro (BA), contou com a participação de duas mil pessoas, sendo 70% dos participantes formado por agricultores. “Este Ena teve o diferencial da participação numerosa de povos e comunidades tradicionais e povos indígenas”, destacou a diretora do Departamento de Extrativismo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Larisa Gaivizzo.
No encontro, que terminou nesta segunda-feira (19), houve o reconhecimento dos territórios protegidos - Unidades de Conservação (UC) - como locais de conservação, de conhecimento e de práticas ecológicas de manejo dos recursos naturais. “O MMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) têm papel importante na definição desse papel nas UC”, disse.
O mote do III ENA foi “Por que interessa à sociedade apoiar a agroecologia”. Entre as questões discutidas, estavam a mudança no padrão de produção agrícola, a luta contra o uso e a venda indiscriminada de agrotóxicos, a importância das “sementes criolas”, chamadas também de “sementes da diversidade” em contraponto às sementes transgênicas e o não fechamento das escolas no campo.
O MMA promoveu, no encontro, dois espaços de diálogo com a sociedade; um para discutir a sociobiodiversidade e outro para promover o edital Ecoforte extrativista, do Fundo Amazônia, no valor de R$ 7 milhões, que será lançado em breve.
>> Saiba mais.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















