Meio Ambiente
Ibama intensifica fiscalização de comércio exterior
Resíduos sólidos
Policiais rodoviários e agentes do Ibama apreenderam, esta semana, uma carga de 12 toneladas de resíduos plásticos (PET), todos com rotulagem uruguaia, em rota desviada do posto da Polícia Rodoviária Federal na BR 293, em direção à cidade de Quaraí/RS.
O caminhão, a carreta e a carga foram apreendidos e depositados no pátio da Receita Federal em Santana do Livramento (RS), na linha divisória entre Brasil e Uruguai, onde aguardam destinação a ser determinada pelo Ibama. A empresa foi embargada devido à reincidência de importação ilegal de resíduos sólidos proveniente do Uruguai. Tanto o emitente da nota fiscal quanto o transportador e o destinatário foram multados em mais de R$ 50 mil cada um pela importação ilegal de resíduos.
Outra infração praticada pela empresa foi a importação de baterias automotivas usadas, resíduo perigoso de importação proibida. As baterias foram destinadas a empresas recicladoras como medida de destinação ambientalmente adequada. Somente em 2013, a empresa foi autuada diversas vezes e agora foi embargada até que renove sua licença de operação e obtenha resíduos de origem nacional para retornar a exercer a atividade.
Operações em conjunto com a PRF, PF e Receita Federal já resultaram na apreensão de cerca de 200 toneladas de resíduos plásticos e de 50 toneladas de sucatas de baterias na fronteira Brasil-Uruguai nos últimos dois anos. A maior parte dos resíduos foi destinada à reciclagem e aqueles com nível significativo de contaminação, encaminhados a aterro sanitário.
Fonte:
Ibama
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















