Meio Ambiente
MMA e FAO fazem visita de monitoramento no projeto Pacto Xingu
Preservação ambiental
Representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) se encontram em São Félix do Xingu (PA), para uma série de atividades com representações locais, associações, agricultores e governo. O objetivo é realizar o monitoramento das ações do “Projeto Pacto Municipal para a Redução do Desmatamento em São Félix do Xingu”, município que vem trabalhando para controlar as taxas do desmatamento.
A visita conta com a participação do representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, e da coordenadora nacional do projeto, Nazaré Soares. Segundo ela, a visita de monitoramento permitirá uma melhor visão do alcance do projeto, que desde o seu início, em 2011, vem contribuindo para reduzir de forma significativa o desmatamento no município.
Sobre o Pacto Xingu
O projeto Pacto Xingu, implantado no município desde 2011, é uma iniciativa do governo brasileiro, coordenada pelo MMA em parceria com a Comissão Europeia (CE) e com a FAO, e conta com a participação de instituições federais, municipais e estaduais, representações do setor produtivo, setor privado e organizações da sociedade civil, com atuação no município.
Além de contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia e das emissões brasileiras de gases do efeito estufa, o projeto pretende suprir o município de instrumentos adequados de gestão territorial e ambiental para o monitoramento e controle do desmatamento. A intenção é tirá-lo da lista dos que mais desmatam na região, instrumentalizando-o para a execução de padrões sustentáveis de produção e de promoção de melhorias na qualidade de vida das populações locais.
>> Saiba mais.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















