Meio Ambiente
Pesquisadores identificam novas espécies de aves na Bahia
Conservação
Pesquisadores e analistas ambientais do Centro Nacional de Pesquisas e Conservação das Aves Silvestres (Cemave/ICMBio) identificaram três novas espécies de aves na Floresta Nacional (Flona) Contendas do Sincorá (BA). A descoberta aconteceu na terceira expedição do projeto Monitoramento de Avifauna nas Unidades de Conservação (UCs) da Caatinga, iniciado em 2012.
As aves descobertas são o falcão-relógio, maior representante do gênero e também predador de outros grandes pássaros, o falcão-de-coleira, de médio porte e que vive em áreas abertas da caatinga, cerrado, pastos, campos, praias e restingas, e o pica-pau-dourado-escuro, animal pequeno que está presente em vários tipos de habitats, como matas de terra firme, várzeas e pastagens arborizadas (com árvores).
Durante os 11 dias de trabalho, os pesquisadores catalogaram 109 espécies e contabilizaram 156 tipos de aves diferentes vivendo dentro da unidade. Também foram encontradas outras espécies fundamentais para a conservação da biodiversidade, como o rabo-branco-de-cauda-larga e o chorozinho-da-caatinga.
A próxima expedição na Flona está prevista para a estação seca na região, entre agosto e outubro deste ano. O Cemave informou que com os dados obtidos pretende desenvolver programas de conservação da espécie e participar da gestão florestal por meio de subsídios na UC.
>> Saiba mais.
Fonte:
ICMBio
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















