Meio Ambiente
Programa libera créditos para desenvolvimento de áreas rurais
Sustentabilidade
O Programa de Apoio à Conservação Ambiental Bolsa Verde é hoje o principal responsável por conciliar desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação do meio ambiente. É um dos incentivos que o governo federal implantou para erradicar a pobreza e beneficiar povos e comunidades tradicionais que conservam os recursos naturais.
Lançado em setembro de 2011, o Bolsa Verde concede, trimestralmente, um benefício de R$ 300 às famílias em situação de extrema pobreza que vivem em áreas consideradas prioritárias para conservação ambiental. O benefício é concedido por dois anos, podendo ser renovado. A ideia é aliar o aumento na renda das pessoas que vivem em situação de extrema pobreza estão na área rural à conservação dos ecossistemas e ao uso sustentável dos recursos naturais.
Segundo ministério do Meio Ambiente, desde o início do programa, já foram cadastradas mais de 51 mil famílias, sendo a maioria no Pará. Os beneficiários vivem em projetos de assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), sendo 30.262 pessoas; em Unidades de Conservação de Uso Sustentável do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), mais 17.443; e 3.367 em áreas administradas pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU). A meta é, até o final de 2014, chegar a 73 mil famílias.
Como participar
Para participar do Programa, a família deverá estar inscrita no Cadastro Único Ambiental (CAR) e ter renda mensal de até R$ 70,00. É necessário que os interessados desenvolvam atividades de conservação ambiental em áreas, como Florestas Nacionais, Reservas Extrativistas federais e Reservas de Desenvolvimento Sustentável federais, administradas pelo Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), ou outras áreas rurais definidas como prioritárias pelo governo federal.
A família também deverá assinar o Termo de Adesão ao Bolsa Verde, que especifica as atividades de conservação a serem desenvolvidas. Para se inscrever no CAR, basta entrar no site do programa, selecionar o estado em que mora e preencher os requisitos questionados.
Para mais informações sobre o Bolsa Verde, acesse este link.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















